This site uses cookies. When browsing, you are consenting to its use.

Learn more about the Cookies Policy here

Agenda
Exposição “O jogo da política moderna”
Link copied to clipboard.
0
0
0

A República Portuguesa trouxe consigo a explosão das práticas de humor social e político. O fenómeno foi alimentado pelo teatro de revista, pela comédia de costumes, mas sobretudo pela imprensa humorística e pela caricatura, que conheceram então um novo fôlego.

O quadro político, de permanente instabilidade e confronto partidário, agravado pela crise da economia, forneceu a melhor matéria-prima para um desenho humorístico com estéticas diferentes, onde o traço simples e directo, por vezes até grosseiro, coexistiu com o traço mais vanguardista das primeiras manifestações do modernismo artístico em Portugal. Afonso Costa, Brito Camacho, António José de Almeida, Bernardino Machado e, nos anos 20, António Maria da Silva, são naturalmente os mais visados, dado o seu protagonismo no "jogo da política moderna':

Esta exposição constitui uma excelente oportunidade para, a partir do desenho humorístico e da caricatura política e social publicada na imprensa pelos principais "humoristas" portugueses da época, mergulhar n' "0 Jogo da Política Moderna!" da I República Portuguesa, e, com isso, nas virtudes e nos defeitos do novo regime.

Friday, 22 September
Friday, 22 September
00:00h - 00:00h
Comments

No comments to show


Be the first to comment!

Total Rating

User rating based on real experience.
0/5
5 Stars
0%
4 Stars
0%
3 Stars
0%
2 Stars
0%
1 Stars
0%
Suggested