A Igreja da Sagrada Família da Pontinha, construída entre 1951-1954, situa-se no Bairro Social Dr. Mário Madeira e a sua edificação integrou-se na política social do Estado Novo para a construção de bairros de casas económicas.
O projeto da igreja é do arquiteto Joaquim Cardoso Bento de Almeida (1918-1997). É um templo com uma espacialidade interior simples, de nave única, separada da capela-mor por um arco triunfal. A capela-mor é decorada por um painel, da autoria do pintor Domingos Rebelo (1891-1975), onde figura a “Alegoria à Sagrada Família”, pintura mural com uma representação de várias profissões numa alusão ao valor do trabalho e por este motivo constitui uma “Alegoria à Sagrada Família”, sendo também uma evocação do orago desta igreja.
Salienta-se o conjunto de vitrais, da autoria do pintor Júlio Pomar (n. 1926). O programa iconográfico executado pelo pintor para esta igreja consistiu em 12 vitrais distribuídos do seguinte modo: um circular na fachada principal com a “Sagrada Família”, dois arcanjos “S. Miguel e S. Rafael”, para a capela-mor, e os restantes 9 painéis alusivos a santos para o corpo da igreja. “Estas representações artísticas destacam-se por um realismo matizado de lirismo” (SILVA, 2003:12).
Não há comentários
Seja o primeiro a comentar!